Aeroporto de Edimburgo (EDI)

Aeroporto de Edimburgo (EDI)

O Aeroporto de Edimburgo é o primeiro aeroporto da Escócia em número de passageiros. Saiba como ir do aeroporto ao centro de Edimburgo.

Com quase 10 milhões de viajantes por ano, o Aeroporto de Edimburgo se situa como o primeiro aeroporto da Escócia em número de passageiros e um dos aeroportos do Reino Unido com mais tráfego.

O aeroporto está a 12 quilômetros do centro de Edimburgo e possui apenas um terminal.

Breve história

O atual aeroporto substituiu o Aeródromo de Turnhouse, construído em 1915 e usado durante as duas guerras mundiais. No final da Segunda Guerra Mundial, a pista de aterrissagem foi ampliada e foi construído o primeiro terminal de passageiros.

Com o incremento do turismo, o Aeroporto de Edimburgo está sendo ampliado e modernizado em várias etapas. Em 2005, foi inaugurada sua nova torre de controle e se espera que em alguns anos possa receber um tráfego de quase 30 milhões de passageiros por ano.

Como ir do aeroporto ao centro de Edimburgo

As formas mais comuns de ir do aeroporto até Edimburgo são as seguintes:

Ônibus Airlink 100

Essa linha de ônibus conecta o Aeroporto de Edimburgo com a estação de Waverley Bridge em apenas 25 minutos. O preço da passagem é de 3,50£ comprando só ida e de 6£ se você adquirir a passagem de ida e volta.

O ônibus opera as 24 horas do dia com uma frequência de 10 minutos.

Ônibus 35 e N22

Essas duas linhas conectam o aeroporto com o Ocean Terminal. A linha 35 funciona durante o dia e custa 1,50£ e a linha N22 circula durante a noite e custa 3£.

Bonde

O bonde conecta o aeroporto com a zona nova da cidade, sendo a parada mais central a que está localizada na Princes Street. O preço do trajeto é de 5,5£ (3£ para crianças entre 5 e 15 anos) e a passagem de ida e volta custa 8,5£ (4,5£ para as crianças). O tempo de trajeto é de 35 minutos e sua frequência varia entre 10 e 15 minutos. 

Táxi

O táxi é uma opção bastante econômica para quem se hospedar perto do aeroporto ou para grupos grandes. Os táxis pretos (black cabs) têm capacidade para 5 pessoas e o preço da viagem até o centro de Edimburgo (Princes Street) é de aproximadamente 25 ou 30£

Serviço de transfers

Contratando um serviço de transfer, um motorista estará te esperando no hall de chegadas do aeroporto com uma placa com o seu nome, sendo a forma mais rápida e confortável de ir ao hotel, especialmente se você não souber inglês. Você pode reservar um carro de 4 lugares por apenas 33£ ou de 8 lugares por apenas 43£. Você pode reservar o serviço de transfer clicando aqui