Ônibus em Edimburgo

O ônibus é a melhor forma, e em algumas ocasiões a única, de ir das zonas mais afastadas ao centro de Edimburgo. Os ônibus percorrem a cidade as 24 horas do dia a e frequência é muito elevada. 

Várias empresas

Edimburgo conta com várias companhias de ônibus que percorrem o centro da cidade, sendo as mais importantes Lothian e First. Ambas fazem as mesmas paradas, mas os números das linhas são diferentes e as passagens de uma não podem ser usadas na outra.

A Lothian é a empresa de ônibus mais importante e a que conta com a maior frota, enquanto a First, embora faça trajetos pelo centro da cidade, é focada nas zonas periféricas.

Se você não pensa em comprar uma passagem diária, não tem que se preocupar com a companhia do ônibus. Mas se você planeja comprar uma passagem de um dia, é recomendado que você leve em conta a companhia, sendo que em 90% das vezes a Lothian é a mais indicada.

Tarifas

Embora as passagens não sejam intercambiáveis, atualmente as duas empresas possuem as mesmas tarifas

  • Passagem simples durante o dia (adultos): £1,50. 
  • Passagem simples durante o dia (crianças de 5 a 15 anos): £0,70.
  • Passagem diária (adultos): £3,50. 
  • Passagem diária (crianças de 5 a 15 anos): £2. 
  • Passagem noturna válida por toda a noite: £3.

Em alguns pontos de ônibus, a Lothian conta com máquinas nas quais é possível comprar a passagem simples por £1,10.

É importante lembrar que a passagem diária não é válida para a linha Airlink 100 que leva ao aeroporto, nem para os ônibus noturnos.

Valor exato

Exceto no ônibus Airlink, no resto dos ônibus é necessário pagar o valor exato em dinheiro. Caso você coloque dinheiro a mais, o motorista não irá devolver o troco.

Com isso, queremos dizer que você não deve ter pressa para se desfazer das moedas e das notas mais baixas.

Horário

As linhas diurnas percorrem Edimburgo entre as 6:00 e as 24:00 horas. Fora desse horário, são os ônibus noturnos (linhas N) que percorrem a cidade.