Qual é a moeda oficial na Escócia? As notas são as mesmas que na Inglaterra? Onde troco o dinheiro para pagar pouca comissão?

A moeda oficial de Edimburgo é a libra esterlina (GBP). Seu nome em inglês é “pound” e utiliza o símbolo "£".

Notas e moedas

Em Edimburgo, você poderá encontrar notas de 5, 10, 20, 50 e 100 libras esterlinas. Também existem notas de 1 libra, mas são bastante difíceis de encontrar. As moedas em circulação são de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 pence, além das de 1 e 2 libras.

Na Escócia são usadas tanto notas impressas na Inglaterra quanto as fabricadas na Escócia, que, apesar de terem um aspecto diferente, são legais em todo o Reino Unido. Você pode ver o aspecto das libras escocesas na seguinte imagem:  

Billetes de Escocia

Visitando o Museum on the Mound, você poderá ver a evolução da moeda escocesa ao longo do tempo, que é uma história muito interessante. 

Como pagar?

A melhor forma de evitar surpresas é trocando reais por libras. Mas, por questões de segurança, não é recomendado levar todo o dinheiro da viagem em espécie, e sim diversificá-lo, usando cartões pré-pago e também cartões de crédito. 

Onde trocar o dinheiro?

Para economizar em comissões, o melhor é trocar o dinheiro no Brasil, já que o imposto cobrado na compra de papel moeda é mais baixo que o aplicado aos cartões de crédito ou de viagem. 

Em Edimburgo, é possível trocar o dinheiro em casas de câmbio, agências bancárias e de turismo. Sempre esteja atento não só à cotação do dia, mas também às taxas cobradas. Normalmente, o melhor tipo de câmbio é oferecido nas casas de câmbio próximas ao centro da cidade. A comissão das casas de câmbio do aeroporto e dos hotéis costuma ser mais elevada.

Se você tiver um cartão de crédito internacional, é importante confirmar que ele está desbloqueado antes de viajar. Você poderá sacar libras diretamente nos caixas eletrônicos com o seu cartão, mas deve ficar atento às taxas cobradas pelo banco.