Royal Mile

Com 1814 metros de comprimento, a Royal Mile é a rua mais importante de Edimburgo. Conecta o Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyroodhouse. 

A Royal Mile (Milha Real) é a rua mais famosa de Edimburgo. Conecta o Castelo de Edimburgo, a oeste, com o Palácio de Holyroodhouse, a leste. Como curiosidade, seu comprimento, de 1.814,2 metros, dá origem a uma medida um tanto desconhecida: a milha escocesa.

Ao longo de toda a rua você encontrará dezenas de vielas (closes) e pátios (courts). Vale a pena entrar em alguns deles para sentir o espírito medieval da cidade.

A Royal Mile está dividida em 6 zonas relativamente diferenciadas:

Castlehill e Castle Esplanade

Essas duas partes da Royal Mile são as duas mais próximas ao castelo e as mais antigas de Edimburgo, já que essa foi a origem da cidade.

Ao lado da porta de entrada do castelo está Castle Esplanade, um espaço aberto usado no passado para a queima de bruxas e onde hoje em dia acontece o Tattoo Festival.

Lawnmarket

Lawnmarket é como se chamam os poucos mais de 100 metros que separam The Hub (igreja transformada na sede do Festival de Edimburgo) de Bank Street, chamada assim por levar ao Banco da Escócia.

Devido à sua proximidade com o castelo, esta parte da rua é a mais lotada de lojas de souvenirs. No número 477b está Gladstone’s Land, uma casa do século XVI que foi restaurada para visitação.

Até o século XVII, essa rua abrigava um mercado de linho.

High Street

High Street é a parte mais conhecida da Royal Mile. Nessa zona está a Catedral de St Giles, a igreja Tron, algumas lojas e uma grande quantidade de restaurantes e pubs que, embora tenham certa vocação turística, também são frequentados pelos locais. 

Canongate

Embora hoje seja algo que passa completamente desapercebido, até o ano 1856 Canongate foi um burgo independente. Ao longo da Jeffrey Street, entre Edimburgo e Canongate, estava a muralha que dividia os dois burgos.

No cruzamento da Royal Mile com a Jeffrey Street podemos ver alguns ladrilhos metálicos que indicam onde estava a porta da cidade. Em uma das esquinas está o pub The World’s End, chamado assim porque, para muita gente de Edimburgo, esse ponto significava o fim do mundo e quem saísse por essa porta provavelmente nunca voltaria a entrar.

Quando cai a noite, o trecho de Canongate fica bastante deserto, por isso o mais recomendado é visitá-lo durante o dia.

Abbey Strand

Esse pequeno trecho da Royal Mile leva do final de Canongate, onde está a Praça do Parlamento, até o Palácio de Holyroodhouse.