Galeria Nacional da Escócia

Galeria Nacional da Escócia

Localizada em um edifício neoclássico em pleno centro da cidade, a Galeria Nacional da Escócia exibe obras de arte da pintura ocidental desde o Renascimento até o Pós-impressionismo.

Situado na colina conhecida como The Mound, ao lado da Princes Street, o elegante edifício de estilo neoclássico que abriga a coleção foi desenhado por William Henry Playfair e inaugurado em 1859.

As exposições

A Galeria Nacional da Escócia está dividida em três andares, nos quais são exibidas valiosas obras de arte em paredes de cores chamativas, que destacam ainda mais as exposições.

O térreo e o andar superior (zona sul) são os mais interessantes, onde podemos ver a maioria das obras de grandes mestres europeus desde o século XVI até o XIX, além de artistas impressionistas. Alguns dos artistas destacados são Tiziano, El Greco, Velázquez, Rembrandt, Rubens, Van Gogh, Monet, Cezanne ou Gauguin.

No andar superior (zona norte) são expostas as coleções de pintores italianos e dos Países Baixos anteriores a 1530. Nessa zona podemos encontrar algumas obras de Rafael, como “Madona Bridgewater”.

O sótão é provavelmente a parte menos importante, onde está a coleção de arte escocesa, além de algumas exposições temporárias. Nessa zona se destaca a obra de Sir Henry Raeburn “O reverendo Robert Walker patinando em Duddin”.

Não deixe a oportunidade passar

Qualquer pessoa que viaje a Edimburgo deveria aproveitar a oportunidade de visitar a Galeria nacional da Escócia. O edifício neoclássico impressiona por sua beleza, exibe obras de importantes artistas, está situado em pleno centro da cidade, ao lado da Princes Street e, como se fosse pouco, a entrada é gratuita. Não se pode pedir nada mais a um museu do que a Galeria Nacional oferece aos visitantes.

Horário

De segunda a domingo, das 10:00 às 17:00 horas (quinta até as 19:00 horas).

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Ônibus: National Galleries of Scotland, linhas 23, 27, 41, 42, 45 e 67.

Lugares próximos

Museum on the Mound (185 m)
Museu dos Escritores (203 m)
Monumento a Scott (206 m)
Princes Street Gardens (216 m)
Gladstone's Land (224 m)