Royal Yacht Britannia

Nau almirante da Casa Real Britânica durante 44 anos, o Royal Yacht Britannia se tornou um dos barcos mais famosos do mundo. Está ancorado no porto de Leith.

Uma longa vida

O Britannia foi lançado à água na Escócia em 1953 e, desde então, serviu à Família Real em 968 viagens oficiais, navegando através de mais de um milhão de milhas marinhas para fazer escala em 600 portos de mais de 135 países.

Sempre que a rainha viajava pelo mundo no Britannia se sentia como em casa. Ainda podemos ver penduradas nas paredes as fotos dos seus filhos, alguns objetos pessoais e diferentes presentes que ganhou nos lugares em que visitou.

Ao longo dos anos, o navio foi o lugar de banquetes, recepções oficiais e visitas de Estado, para os quais subiam a bordo 45 membros da Casa Real acompanhados de cinco toneladas de bagagem.

Em 1997, depois de prestar 44 anos de serviço, o navio foi aposentado e desde então está ancorado no porto de Leith, onde os turistas podem saciar sua curiosidade conhecendo os segredos do impressionante navio.

A visita

A visita ao Britannia começa no segundo andar do shopping Ocean Terminal, no centro de visitantes do Royal Yacht Britannia. Ali, você poderá fazer um percurso pelo passado do impressionante navio através de uma exposição composta por fotografias históricas.

Antes de subir no navio, você receberá um áudio guia em português com o qual você terá a oportunidade de conhecer todos os detalhes da vida a bordo do navio.

Começando pela casa de comando, durante a visita você terá a oportunidade de conhecer as salas oficiais, o lugar onde se hospedava a tripulação, o dormitório da rainha e inclusive a sala de máquinas.

Embora a cabine da rainha surpreenda por sua simplicidade, outros detalhes do barco chamam a atenção pela suntuosidade, como é o caso do Rolls Royce que permanece na garagem do navio.

Um navio com muito que contar 

Mesmo que você não seja apaixonado por barcos, provavelmente percorrer cada espaço de um barco tão cheio de história fará com que você precise saciar uma crescente curiosidade sobre a monarquia britânica, quem dormia em cada quarto, quantas pessoas trabalhavam a bordo do impressionante navio, que países visitou ou quantas personalidades viveram momentos importantes a bordo. 

Horário

De novembro a março: todos os dias, das 10:00 às 15:30.
De abril a setembro: todos os dias, das 10:00 às 16:00 horas.
Outubro: todos os dias, das 9:30 às 16:00 horas.

Preço

Adultos: £15.
Crianças entre 5 e 17 anos: £8,50.
Estudantes: £13,50.

Transporte

Ônibus: Ocean Terminal, linhas 11, 22 e 35.