Museum on the Mound

Museum on the Mound

Situado na sede do Banco da Escócia, um dos edifícios mais representativos de Edimburgo, esse museu está dedicado à história do banco, da moeda e da cidade.

Literalmente, o “Museu no Monte” (Museum on the Mound) é um museu dedicado à história do Banco da Escócia desde sua origem até a atualidade.

Como não podia deixar de ser, esse museu está na sede do Banco da Escócia, talvez o edifício mais característico de Edimburgo depois do castelo. Sua arquitetura e iluminação noturna vistas da Pinces Street são espetaculares.

O edifício do Banco de Escócia foi construído inicialmente entre 1802 e 1806 e foi melhorado, ampliado e reformado em várias ocasiões, a última já no século XXI. O edifício preside The Mount, o monte artificial que conecta a Cidade Velha com a Cidade Nova.

Exposição

A exposição do Museum on the Mound está baseada na evolução do edifício, do sistema bancário, dos seguros, dos planos de pensão e da própria cidade.

Entre os objetos mais surpreendentes do museu estão um baú de segurança de 1701, uma vitrine com um milhão de libras em dinheiro e a primeira nota escocesa que ainda existe, de 1716.

Muita gente se surpreende com o fato de que a Escócia tenha tido suas próprias libras antes que a Inglaterra e que essa fosse uma das chaves da união política e monetária em 1707.

Recomendado

Como muitos outros museus de Edimburgo, o Museum on the Mound é totalmente gratuito e a amabilidade dos seus funcionários é digna de menção.

A visita é totalmente recomendada, especialmente se estiver fazendo um tempo feio e você não souber onde ir. As crianças encontrarão algumas atividades interativas, como uma maquete em blocos de montar do edifício.

Horário

De terça a sexta, das 10:00 às 17:00 horas.
Sábados, domingos e segundas de feriado, das 13:00 às 17:00 horas.
Às segundas-feiras, o museu permanece fechado.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Ônibus: linhas 23, 27, 41, 42 e 45 da companhia Lothian.