Curiosidades de Edimburgo - Coisas curiosas e surpreendentes
Curiosidades de Edimburgo

Curiosidades de Edimburgo

Edimburgo é uma cidade única, repleta de curiosidades capazes de chamar a atenção dos visitantes. Descubra alguns dados peculiares sobre Edimburgo.

O Coração do Midlothian

Na planície situada ao lado da Catedral podemos ver um coração feito com ladrilhos de granito desenhado sobre o pavimento. Trata-se do lugar onde estava situada a antiga prisão de Edimburgo, construída durante o século XV e demolida em 1817.

Hoje em dia existe o costume de cuspir dentro do coração para ter sorte, por isso é melhor não caminhar em cima dele para não escorregar.

Todos os bancos têm dono

Ao passear pelas ruas da cidade você vai ver que os bancos de todos os parques e praças têm uma placa com uma inscrição. Trata-se de uma espécie de lembrete de pessoas já falecidas, cujos familiares pagam ao longo dos anos pelo direito de ter a placa.

Ao se sentar em um bar, não deixe de ler a placa, que pode ser uma lembrança de uma Mary ou talvez de um George. Trata-se de um costume curioso que é uma lembrança para os familiares e um modo de a Prefeitura arrecadar fundos.

Os "Closes"

Passeando pela Royal Mile, há dezenas de becos conhecidos como “close”. São ruas estreitas cheias de histórias, que costumam levar a um “court” ou pátio interior.

Dos 300 “closes” originais, hoje em dia só se conservam 60, entre os quais se destaca o de Mary King, um lugar capaz de provocar calafrios em seus visitantes.

The World´s End

Para os cidadãos de Edimburgo, “O fim do mundo” estava ao sul da High Street, no cruzamento com a St Mary’s Street. Ali estavam as muralhas que protegiam a cidade velha e poucos eram os ousados que se atreviam a sair.

Hoje em dia podemos ver alguns tijolos dourados que marcam o ponto exato no qual a cidade terminava e, justo em frente, um bar com o nome do lugar, “The World’s End”.

North Bridge

A Ponte do Norte (North Bridge), situada sobre a Estação de Trens de Waverley, conecta a New Town com a Old Town, mas não é conhecida por isso, e sim pelo elevado nível de suicídios que acontecem nela.

Depois de tentar colocar diferentes barreiras para tentar dissuadir os suicidas, hoje em dia só se mantém uma pequena placa com o número do “telefone da esperança”.

Auld Reekie

Edimburgo é carinhosamente apelidada de “Auld Reekie” ou velha chaminé. Esse apelido teve sua origem durante a época vitoriana, quando só se usavam carvão e madeira como combustíveis e as milhares de chaminés de Edimburgo expulsavam continuamente uma densa fumaça preta que escurecia a cidade.

Embora atualmente o uso chaminés não seja permitido, a imagem das casas com dezenas delas é algo que não passa despercebido.

Edifício da Microsoft

O gigante Microsoft demonstrou que com dinheiro se pode comprar algumas coisas que parecem impossíveis. Depois de ser negada sua proposta de construção de um moderno escritório porque destoava do estilo arquitetônico de Edimburgo, a Microsoft decidiu adquirir um imponente edifício vitoriano e moldar o interior do seu jeito.

Olhando através das janelas do edifício Waverley Gate, situado em Waterloo Place, podemos comprovar que é apenas a carapaça de uma moderna estrutura e que, depois de tudo, eles conseguiram sair ganhando.