Princes Street Gardens
Os Jardins de Princes Street são um dos pontos de encontro mais importantes de Edimburgo. Foram criados em 1820 depois de drenar o North Loch.
Os Jardins do Princes Street (Princes Street Gardens) são o parque urbano mais importante do centro de Edimburgo. Separam a Cidade Velha da Cidade Nova.
Os jardins têm uma dimensão de mais de 150.000 metros quadrados e estão divididos em duas partes por The Mound, uma colina artificial que conecta as duas partes da cidade e onde está a Galeria Nacional da Escócia.
Origem dos jardins
A superfície que agora ocupam os jardins foi, durante séculos, o lago mais importante de Edimburgo: o Nor Loch (North Loch ou Lago Norte).
O Lago Norte, incialmente um pântano, foi usado como defesa natural da cidade para complementar o trabalho defensivo do castelo. Com as partes norte e oeste protegidas, Edimburgo só precisava de muralhas em suas partes sul e leste.
Desde a Idade Média até o século XIX, o Nor Loch foi usado para fazer provas de bruxaria, para fazer desaparecer cadáveres, como esgoto de águas residuais, e como fonte de água “potável”. Esse foi um dos principais motivos da insalubridade da cidade e das contínuas doenças que afetavam a população.
Os jardins Princes Street Gardens foram inaugurados em 1820, depois da drenagem do lago.
Bonito durante todo o ano
Durante todo o ano, os Jardins de Princes Street são um dos pontos de encontro mais importantes de Edimburgo, sendo a fonte Ross o monumento mais importante do local. Essa fonte foi instalada em 1872 depois de ter sido exposta na Grande Exposição de Londres de 1862.
Quando chega o Natal, acontece o mercado natalino Winter Wonderland e uma pista de patinação sobre o gelo e alguns brinquedos são instalados, entre os quais se destaca a roda-gigante de 33 metros conhecida por muitos como “The Edinburgh Eye”.
Lugares próximos
Galeria Nacional da Escócia (216 m) Castelo de Edimburgo (267 m) Museu Nacional da Guerra da Escócia (291 m) Câmara Obscura (310 m) Scotch Whisky Experience (315 m)