Bares e pubs de Edimburgo

Bares e pubs de Edimburgo

Vamos contar quais são as bebidas mais típicas e os bares, que por um motivo ou por outro, são os mais famosos de Edimburgo.

Em Edimburgo, há centenas de bares e pubs onde você pode beber uma boa cerveja, um whisky ou comer algo. Vamos resumir as bebidas mais típicas e os bares que, por uma razão ou outra, são os mais famosos. 

Pub ou restaurante?

Na cidade, há lugares para todos os gostos e são muitos os turistas que escolhem um pub para comer. Embora os horários costumem ser mais restritivos que os dos restaurantes, os pubs costumam ser mais baratos

Bebidas típicas e populares

O whisky escocês

Fabricado no início por suas propriedades medicinais, a fabricação do whisky se tornou uma das indústrias mais poderosas da Escócia.

Existem diferentes tipos de whisky escocês dependendo da matéria-prima usada para sua fabricação:

  • Single malt (whisky de malta): Contém apenas grãos de cevada maltada.
  • Single grain (whisky de grão): Pode conter cevada não maltada, além de outros cereais, como trigo e milho. 
  • Blended malt: Composto por uma mistura de whisky de malta de diferentes idades procedentes de várias destilarias.
  • Blended: Uma mistura de whisky de malta e whisky de grão. Cerca de 90% do whisky produzido na Escócia pertence a esse tipo. Algumas das marcas mais conhecidas são Dewar’s, Johnnie Walker, Cutty Sark, J&B ou Chivas Regal.

As principais regiões produtoras de whisky são as Lowlands, Campbeltown, Isay e as Highlands. O sabor e o aroma do whisky variam de uma região para outra, algo que você pode aprender visitando a Scotch Whisky Experience.

Vale lembrar que na Escócia eles não misturam o whisky com nada, e normalmente ele é servido sozinho e sem gelo. Se pode misturar com um pouco de água.

A cerveja escocesa

Quando um escocês não está tomando um whisky no bar, o mais provável é que ele esteja tomando uma cerveja.

A cerveja tradicional escocesa se classifica usando o sistema de shillings, usado desde 1870, que dá um valor para cada barril de cerveja dependendo do seu conteúdo. Quanto mais elevado é o número de shillings, maior graduação possui a cerveja.

As duas grandes cervejeiras escocesas são McEwan’s e Tennents, embora sempre se possa provar cerveja de pequenas empresas, como Caledonian Brewery, a única sobrevivente das 40 que funcionavam em Edimburgo durante o século XIX

Bares famosos

Sem levar em conta a qualidade dos seus pratos, alguns dos pubs mais interessantes são os seguintes:

The Elephant House

Situada no bairro da universidade, The Elephant House (21, George IV Bridge) é uma das cafeterias mais famosas da cidade, já que foi lá onde a escritora J.K. Rowling passou várias horas escrevendo seu famoso livro “Harry Potter”

Deacon Brodies´s Tavern

Provavelmente o Deacon Brodies seja o pub mais famoso da Royal Mile (435, Lawnmarket). Inaugurado em 1806, deve seu nome a William Brodie, um respeitável cidadão durante o dia que à noite era o mais temível dos ladrões.

O escritor Robert Stevenson, inspirado pelo comportamento de William Brodie, se baseou em sua história para escrever a novela “O estranho caso do Doutor Jekyll e Mr. Hyde”.

The Dome

O imponente edifício de um antigo banco (14, George Street) é hoje um disputado bar com uma excelente decoração que encarna o luxo e a opulência. Uma enorme cúpula de cristal projeta uma luz especial sobre as colunas gregas e os mosaicos que decoram o ambiente.

Embora os preços sejam ligeiramente elevados, vale a pena tomar um café para curtir um ambiente tão especial. Se tiver sorte de fazer bom tempo, o terraço em Rose Street também vale a pena.