Scotch Whisky Experience

Nesse peculiar “museu”, você pode aprender passo a passo como se fabrica o whisky e aprender a diferenciar os diversos tipos com uma degustação guiada.

A Scotch Whisky Experience permite ao visitante conhecer passo a passo o processo de elaboração do whisky e aprender a diferenciar os diversos tipos, além de degustar uma seleção da bebida escocesa. 

A visita

A viagem através do mundo do whisky começa a bordo de um barril (como se fosse um parque de diversões) que faz um percurso pelas diferentes etapas de elaboração do whisky.

Mediante alguns vídeos se pode ver como a elaboração começa com a cevada e, depois de um longo processo que inclui a destilação e a fermentação, o whisky finalmente passa a ser armazenado em barris e depois em garrafas.

Depois do informativo passeio, eles irão explicar sobre as diferentes áreas da Escócia que produzem distintos tipos de whisky, ensinarão a diferenciá-los pelo cheiro (algo difícil) e darão um pequeno copo para que você possa degustá-lo.

Para finalizar a visita, você pode ver a maior coleção de whisky do mundo, composta por garrafas de diferentes épocas e formas muito peculiares.

Se você gosta de whisky ou quer entrar em calor, você pode fazer uma degustação mais elaborada antes de terminar a visita.

A água da vida

Embora todos saibamos que o whisky não é uma bebida moderna, muitos se surpreenderiam ao saber que os primeiros dados encontrados sobre uma destilaria de whisky de elaboração caseira são do ano 800 a.C.

O primeiro registro escrito que se pode encontrar sobre o whisky escocês é de 1494. Naquela época, ele era conhecido como “aquavitae”, água da vida, que traduzido ao gaélico é “uisge beata”, “uisge” para abreviar, que em inglês é whisky.

Vale a pena?

Embora a visita à Scotch Whisky Experience permita uma visão geral sobre a bebida preferida dos escoceses, acreditamos que seja um lugar destinado basicamente aos amantes de whisky que queriam fazer uma degustação. Para o resto das pessoas, especialmente se você viaja com crianças, pode ser um pouco entediante.

Como ponto positivo, poderíamos dizer que trata-se de um lugar adaptado aos estrangeiros, já que durante toda a visita você irá acompanhado por um áudio guia que contém toda a informação do museu em vários idiomas, inclusive em português, além das explicações dadas por especialistas.

Horário

De setembro até maio, das 10:00 às 18:00 horas.
Junho, julho e agosto, das 10:00 às 18:30 horas.

Preço

Adultos: £14,50.
Estudantes: £12,50.
Crianças de 6 a 17 anos: £7,25.

Transporte

A pé da Royal Mile.

Lugares próximos

Câmara Obscura (21 m)
Gladstone's Land (147 m)
Museu dos Escritores (162 m)
Castelo de Edimburgo (185 m)
Museum on the Mound (236 m)