Catedral de St Giles

Embora realmente não tenha a categoria da catedral, a chamada Catedral de St Giles foi erigida sobre um antigo santuário do século IX para ser consagrada ao padroeiro dos leprosos

Situada na Royal Mile, em um ponto intermediário entre o Castelo e Palácio de Holyroodhouse, a Catedral de St. Giles foi construída sobre um antigo santuário do século IX, para ser consagrada ao padroeiro dos leprosos.

Depois da Reforma, o edifício foi alvo de contínuas restaurações e hoje em dia podemos ver os restos de diferentes épocas. A maior reforma aconteceu depois que a igreja sofreu um incêndio provocado pelos ingleses em 1385, depois do qual, no século XV, foi reconstruída com um estilo gótico.

Um detalhe curioso é que, embora seja conhecida como a Catedral de Edimburgo, na verdade a igreja não possui tal título, já que carece de um bispo.

A catedral por dentro

Ao entrar na igreja, chamam a atenção as diferentes cores e texturas dos tetos, que deixam claro que a igreja está feita de “retalhos” que lhe dão um aspecto encantador.

Embora no início a catedral tivesse uma forma de cruz, a posterior construção das capelas laterais acabou ocultando esta forma.

Um dos detalhes que costuma se destacar no interior da catedral são os belos vitrais que projetam uma luz acolhedora sobre o templo desde que foram colocados, no século XIX.

Na nave central se pode ver uma estátua de John Knox, líder da Reforma escocesa e importante predicador que se tornou o primeiro pastor protestante da catedral.

A Capela do Cardo

Em um lugar afastado da porta está uma das partes mais importantes da catedral, conhecida como Capela do Cardo (Thistle Chapel). Construída sob as ordens dos Cavalheiros da Ordem do Cardo entre 1909 e 1911, se trata de uma acolhedora e elegante capela feita com um estilo gótico muito peculiar.

Rodeando o teto, podemos ver anjos tocando diferentes instrumentos e, como não podia ser diferente em Edimburgo, um deles aparece tocando a gaita de foles.

Horário

De segunda a sábado, das 9:00 às 17:00 horas.
Domingos, das 13:00 às 17:00 horas.

Preço

Entrada gratuita. Sugestão de um donativo.
Permissão para fotografias: £2.

Lugares próximos

Mary King's Close (48 m)
Museum on the Mound (157 m)
Gladstone's Land (170 m)
Museu dos Escritores (170 m)
Royal Mile (225 m)